quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Henê - Passo a Passo

GALERA, EU NÃO TENHO TEMPO PRA RESPONDER TODAS AS PERGUNTAS Q SÃO ME FEITAS, ENTÃO ESTE PASSO A PASSO TÁ BEM EXPLICADINHO. ESPERO Q AJUDE A ESCLARECER PELO MENOS ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS.

O QUE É HENÊ? - Hene é uma química de transformação q alisa e tinge gradualmente os cabelos de preto. Ou seja, semana a semana conforme vai aplicando,vai alisando e ao mesmo tempo, tingindo tb.


Sua matéria prima é PIROGALOL, um derivado de Chumbo, mas NÃO é chumbo! A concentração deste compomente é baixíssima, sua função é somente a de alisar e tingir os fios de preto. Sua molécula é grande, portanto, não penetra nos poros e não entra na corrente sanguínea, essas coisas q as pessoas falam. Essa informação foi transmitida por um professor de Química Industrial da faculdade onde minha amiga estuda. Ela levou algumas marcas diferentes de henes e eles estavam estudando a composição e concentração da matéria prima.

Para tranquilizar mais ainda, Hene é um produto liberado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Um produto para receber a certificação deste orgão tem q passar por inúmeros testes de laboratório e leva-se até anos para chegar ao mercado e ser vendido ao consumidor final. Muitas químicas populares q são  usadas aí nos salões, não possui este registro, por poder configurar risco à saúde do consumidor. O q se ve é muito disse me disse, porém, informação de fato, as pessoas não tem. Mas é só procurar com seriedade q acham viu gente!

O maior incoveniente além de ter somente na cor preta...é q ele é INCOMPATÌVEL com a maioria das outras químicas, portanto, aplicá-lo depois de qq outra química q não seja Escova Progressiva...o efeito será um desastre.


TESTE DE MECHA - Quem tem ou teve química no cabelo, é imprescindível q se faça o teste de mecha pra ver se o cabelo está resistente. Não sou eu quem vai te responder se vc pode ou não aplicar hene. É vc q através do teste de mecha, vai analisar se o seu cabelo está apto... e se após o teste de mecha não ficar elástico, nem arrebentar com facilidade, e vc tem q ser honesta nesta avaliação, td bem. Mas se ele arrebentar, ou ficar elástico...faça Recosntruções com Queratina, de preferência da Bio Extratus, durante 01 mês, 01X por semana...depois faça um novo teste (sempre pegando pequenas mechas da parte de baixo do cabelo e em regiões diferentes da cabeça para ter um diagnóstico mais confiável). Uma bisnaga custa entre 2,80 e 4,00.

MODO DE APLICAR - Divida seu cabelo em 04 partes e prenda cd parte com uma piranha. Pegue uma das parte e vá soltando mechas pequenas e aplicando hene com pincel. Prender o cabelo no final de tudo é opcional. O liso só vai chegar depois de muitas aplicações (isso demora meses), o mais recomendado é aplicar 01X por semana e vc vai sentir seu cabelo alisando aos poucos. Depois q estiver liso...faça a manutenção somente na raíz...se for lisa, a cd 15 dias...se for cacheada, crespa...01X por semana. Normalmente o tempo de ação varia entre 01 a0 2 horas, mas este tipo de informação vem descrito na embalagem.
*
HENES SÃO COMPATÍVEIS ENTRE SÍ - Sobre a marca, pode ser qq uma... depois vc vai experimentando (todos os tipos de henes são compativeis) e vc mesma vai saber qual é o melhor p/o seu cabelo! Procure usar as versões extras fortes q são as q alisam mais rápido.
*
O Q FAZER COM SOBRA DE HENE - Passe o hene o suficiente p/cobrir o cabelo...se sobrar vc deve guarda-lo em local seco e fechado...*pode fazer escova e chapinha SIM até atingir a meta de ñ precisar mais.
*
RESULTADO - P/obter o resultado desejado depende de muita coisa, tipo do hene, tipo de cabelo, frequencia, etc.Vc saberá a hora de passar o hene nele,  em todo o comprimento... e depois de liso, fazer a manutenção somente na raiz.
*
QUANTIDADE DE APLICAÇÕES - Se o seu cabelo é fino e tem a raiz lisa, depois de umas 10 aplicações de 01 a 02 X por semana já alisa total. Na verdade, não é q alisa, mas sim, vc perde as ondas...o aspecto de liso, lisinho, virá bem depois...o meu chegou na 24ª aplicação. Porém, evite de levar pras PONTAS, pra não ficar com aspecto de espichado. Se é crespo e/ou grosso aí vai de 20 a 30 aplicações, pra mais...sim...cabelos bonitos exigem muita persistência!
Normalmente os fabricantes dizem q o cabelo atingirá o liso entre 06 a 08 semanas...pelas minhas experiências, dificilmente isso acontece, a não ser q seu cabelo já seja quase liso..caso contrário demora mesmo e vc deve continuar aplicando até o liso chegar...mas se quiser tirar a dúvida, vc pode e deve ligar no SAC da empresa para maiores informações.
*
MARCAS
 Em gel: Vc pode optar pelas marcas: Henelisa, Pelúcia,Absoluto ou Rená, nas versões fortes ou extra fortes.

Em pó (são mais fortes): Zilda, Divina Dama, Maru, Erva da Amazônia, Indiano da Kerafios...tomar cuidado pois estes são mais indicados pra cabelos extremamente difíceis de alisar...se quiser use uma versão em pó, somente a cd 03/04 aplicações, poisouso contínuo pode causar quebra.
*
RETOQUE - Com a cor dos cabelos não se preocupe...porque durante as aplicações ...progressivamente ele tinge tb...e + ou - a cd 15 dias vc aplica o hene só na raíz para fazer a manutenção. Essa manutenção de  aplicar hene somente na raíz (parte crescida), deverá ser realizada somente após vc atingir seu liso desejado, antes disso vc deve aplicar em todo o cabelo, sempre tomando cuidado com as pontas.   Além disso, se vc tiver muitos fios brancos, tb pode usar tintura a base d'água (Bigen ou Natucor)...sendo q numa semana vc aplica hene, e na outra a tintura.
*
CORES DE HENE - Existem henes de todos os tons até o incolor..porém o q alisa mais rápido é o PRETO, e estas outras versões de outras cores, com o tempo o cabelo acaba ficando preto mesmo, pq o ativo alisante é da cor preta e o efeito é cumulativo.
*
CHEIRO - Na minha opinião o Hene Erva da Amazônia em pó da Aroma do Campo é o que deixa menos cheiro, aliás, não deixa nada de cheiro. Mas cd cabelo, uma sentença, o q é bom pra mim, pode não ser pra vc...o negócio é ir experimentando até achar seu "Hene Metade". Ah! O Pelúcia em gel FORTE (embalagem preta e laranja) tb tem um perfume suave.

RAÍZ - Raíz difícil de alisar,é melhor optar pelas versões em pó (tem algumas marcas citadas acima), procure aplicar com pincel, dividindo o  cabelo em pequenas mechas para q o produto seja bem absorvido. Depois de umas 20 aplicações, se a raíz ainda estiver resistente, faça uma Progressiva a base de formol, pois além de ser a única química compatível,já foi constatado q ajuda no alisamento da raíz.

TINTURAS COMPATÍVEIS COM HENE - Como vcs devem saber, nenhuma cor clareia o preto, mas para quem tem bastante fios brancos ou raíz clara o mais recomendado é usar tinturas a base d'água como Bigen ou Natucor. Mas nunca junto com hene. Vc deve aplicar numa semana hene, e na outra a tintura.
*
ALERTA - Vc tem q saber q hene é um caminho sem volta, só sai com tesoura,  é compatível com pouquíssimas  químicas (q eu saiba, somente progressiva), e com nenhuma tintura q possua amônia, q tem q ter muita paciência e persistência para alcançar o liso desejado, mantê-los bonitos e saudáveis com muiiiiiiiita hidratação, nutrição, reconstrução e finalmente gostar de cabelo preto.

OBSERVAÇÕES FINAIS - Cd pessoa tem sua química preferida, eu encontrei a minha e foi o Hene...digam o q quiserem, mas as fotos estão aí e mostram a transformação brutal q meu cabelo teve, pra melhor. Não foi do dia pra noite...demorou alguns meses, e muita dedicação, mas eu cheguei lá. E nunca tive tão satisfeita!